sábado, 3 de março de 2012

PRIMEIRO DESAFIO DO ENSINO MÉDIO


Vamos chamar os desafios do Ensino Médio de Desafio M e os do Ensino Fundamental de Desafio F. Assim vocês não se confundem.
Respondam no Comentário e aguardem a publicação da resposta. O sorteio será feito em sala de aula.
Desafio M:
Por que Pedro Bala foi parar no trapiche?

9 comentários:

  1. Pois aos 4 anos seu pai morreu em uma greve dos marinheiros, e sua mãe havia morrido quando ele era um bebê.Ele ficou um ano mudando de casa em casa, e depois fugiu para viver nas ruas. Ao ficar mais velho juntou-se aos Capítães da Areia e com isso foi parar no trapiche.

    Letícia Canal 1ºC

    ResponderExcluir
  2. Foi morar no trapiche pois era orfão , sua mãe desapareceu e seu pai morreu com um balaço .

    obs : eu já "li e reli" esse livro muito bom , rsrs' .
    Felipe Baratela Alves .

    ResponderExcluir
  3. Pq os pais dele morreram, assim sem onde ficar, acabou se refugiando no grupo como todos os outros... acho que é isso !

    Renato Gabia

    ResponderExcluir
  4. porque ele queria ver o mar pela ultima vez

    mauricio 1c

    ResponderExcluir
  5. O pai de Pedro Bala, morreu quando ele tinha apenas 5 anos de idade em uma greve,entretanto sua mãe tem o paradeiro desconhecido. Pedro Bala,desde então passou a viver sozinho e acabou conhecendo todos os pontos da Bahia. Quando completou seus 15 anos de idade, entrou no grupo dos capitães de areia(grupo de crianças pobres ou abandonadas que sobreviviam de furtos,sendo mal vistas pela sociedade) tornando-se o “líder” do grupo. A vida nesse grupo,era considerada melhor para ele, pois achava que era livre para fazer o que queria quando queria,diferente de uma vida num orfanato(na qual achava que não seria livre,ou teria que obedecer regras).
    Pedro queria uma vida,sem obstáculos, fácil tanto que no final ele acaba se tornando uma pessoa melhor com a morte de Dora,se tornando em uma pessoa igual ao seu falecido pai(“grevista”).
    Luana dos Santos Rosa-1ºA

    ResponderExcluir
  6. Pedro Bala tinha um pai grevista,e em uma dessas greves o pai dele morreu ,nisso Bala teve que aprender a conviver com os meninos do trapiche ,se não me engano,desde os tres anos

    Bianca 1ºC

    ResponderExcluir
  7. pq ele era orfão,seu pai morreu porque era um protestante. então ele não gostaa de ficar em reformatorios e sempre fujia, acho que e isso professora

    ResponderExcluir
  8. Ola Meire sou o Daniel.
    os capitães da areia e um grupo de meninos de rua.para Jorge a baia e o cenário da realidade social brasileira.
    Pedro bala tenta ajudar outro meninos de rua mais nem sempre ele e recompensado por isso.

    ResponderExcluir
  9. ola esse e o resumo do filme.
    Os Capitães da Areia é um grupo de meninos de rua. O livro é dividido em três partes. Antes delas, no entanto, via uma seqüência de reportagens e depoimentos, explicando que os Capitães da Areia é um grupo de menores abandonados e marginalizados, que aterrorizam Salvador. Os únicos que se relacionam com eles são Padre José Pedro e uma mãe-de-santo, Don'Aninha. O Reformatório é um antro de crueldades, e a polícia os caçam como adultos antes de se tornarem um. A primeira parte em si, "Sob a lua, num velho trapiche abandonado" conta algumas histórias quase independentes sobre alguns dos principais Capitães da Areia (o grupo chegava a quase cem, morando num trapiche abandonado, mas tinha líderes). Pedro Bala, o líder, de longos cabelos loiros e uma cicatriz no rosto, uma espécie de pai para os garotos, mesmo sendo tão jovem quanto os outros, que depois descobre ser filho de um líder sindical morto durante uma greve; Volta Seca, afilhado de Lampião, que tem ódio das autoridades e o desejo de se tornar cangaceiro; Professor, que lê e desenha vorazmente, sendo muito talentoso; Gato, que com seu jeito malandro acaba conquistando uma prostituta, Dalva; Sem- Pernas, o garoto coxo que serve de espião se fingindo de órfão desamparado (e numa das casas que vai é bem acolhido, mas trai a família ainda assim, mesmo sem querer fazê-lo de verdade); João Grande, o "negro bom" como diz Pedro Bala, segundo em comando; Querido- de- Deus, um capoeirista amigo do grupo, que dá algumas aulas de capoeira para Pedro Bala, João Grande e Gato; e Pirulito, que tem grande fervor religioso. O apogeu da primeira parte é dividido em, quando os meninos se envolvem com um carrossel mambembe que chegou na cidade, e exercendo sua meninez; e quando a varíola ataca a cidade, matando um deles, mesmo com Padre José Pedro tentando ajudá-los e se indo contra a lei por isso. A segunda parte, "Noite da Grande Paz, da Grande Paz dos teus olhos", surge uma história de amor quando a menina Dora torna-se a primeira "Capitã da Areia", e mesmo que inicialmente os garotos tentem tomá-la a força, ela se torna como mãe e irmã para todos.

    ResponderExcluir

Análise do livro "Til", José de Alencar