quarta-feira, 9 de novembro de 2011

CLUBE DE LEITURA ITINERANTE

Hoje o 8º D, E.M.E.F. Profª Joseane Bianco, concluiu a leitura de "A pedra encantada" de Gil Veloso.
Para as reuniões de leitura e rodas de conversa, os alunos criaram o "Tapete da Leitura". Nele escreveram seus nomes e apelidos e deixaram uma marca pessoal.
As discussões ainda não acabaram. O grupo planejou mais bate-papo depois do feriado da semana que vem.
Depois, aqui mesmo neste blog, vocês poderão acompanhar um pouco das discussões e curtir as impressões do grupo.

Abaixo seguem algumas imagens do nosso encontro de hoje.

Um abraço carinhoso para os jovens do meu... s2

Preparando o clima para a leitura


Cantinho do Murilo











Ler é "da hora"





























Momento de concentração
Fernanda, Rafaela, Pâmela e Amanda recomendam "A pedra encantada", de Gil Veloso
Marcelo, Murilo e Lucas colaboram na organização









O "Tapete da leitura"










25 comentários:

  1. Parabéns para a professora, alunos e alunas! Particularmente, estou curiosa para saber a opinião dos jovens sobre a Pedrita. E, sem dúvida alguma, se sorriram durante a leitura. Isso é importante!

    ResponderExcluir
  2. Eu li "A pedra encantada" e recomendo mt bom em gente, vale a pena ler esse livro...
    s2 Bjs
    Aluna do Joseane Bianco: Fernanda 8°D

    ResponderExcluir
  3. Eu Fernanda que li o Livro "A pedra encantada" recomendo á todas as pessoas de qualquer idade, essa é a hora de todos virarem criança de novo e navegar nessa belissima historia!
    Bjs s2
    Aluna da Joseane Bianco Fernanda 8°D

    ResponderExcluir
  4. Marcelo dos Santos Silva
    “Lá em casa é a mesma coisa, só que eu não coleciono pedras, nem nada. E também não é minha irmã, é a minha prima.
    Nossa! Eu acho que a menina é muito pior do que o irmão de Pedrita.
    Gostei da parte em que a Clara “se liga” que era muito criancinha, eu também era assim, mas agora na estou assim mais.”

    ResponderExcluir
  5. Jhênifer
    Eu gostei do livro por causa do romance de Pedrita e Pedro e por causa do anjo. Eu gostei muito do anjo Ariel, porque ele é o melhor amigo de Pedrita,mas não gostei do Emílio, o irmão da Pedrita, ele é chato e entra no romance de Pedrita.
    Até me imaginei conversando com um anjo, porque ele não fala nada pra ninguém. eu gostaria de viver a cena da Pedrita e do Pedro juntos, ele se declarando.
    achei muito engraçado o irmão dela o Emílio, e a parte do quarto dela cheio de pedras, achei estranho.Gostei de ver Pedrita devolvendo as pedras no lugar.

    ResponderExcluir
  6. Gabriel Siqueira

    Não gostei do livro, achei que ele não tem a ver comigo.A história é lenta para mim. Gostei do irmão da Pedrita, ele é mau, acho que tem um pouco a ver comigo dentro de "casa".
    Não gostei da Pedrita, ela é a "principal" da história, mas é meio "coitada".
    Eu lembrei muito da minha vida, sobre o irmão que provocava ela.
    Achei muito engraçado a foto do namorado de Pedrita, a perna dele é muito peluda.

    ResponderExcluir
  7. Luana Genaro
    Eu gostei do livro, tem coisas legais como de fato real. Achei interessante e gostei mais da Pedrita, porque ela é uma adolescente que se imagina, reflete sua vida de coisas sem igual. Eu não gostei do Pedro, porque da forma como o autor escreve, suas palavras parece que Pedro não tem um vocabulário correto.
    As brigas com seu irmão até parecem a mim e meu irmão brigando. Eu gostaria de viver a parte em que ela fica conversando com Ariel.A coisa mais engraçada foi a cena de Pedro recitando o poema a ela.A cena que mais me emocionou foi quando ela saiu gritando seu nome: Clara.

    ResponderExcluir
  8. Jéssica Santos Pires
    Eu gostei do livro,mas no começo eu não gostei muito,porque eu achei estranho a Pedrita colecionar pedras, porque não é comum as pessoas colecionarem pedras.
    De todos os personagens eu gostei mais da Pedrita e do Pedro, eu não gostei muito da reação dela com o Pedro. Eu acho que ele só queria dar um pouco de carinho para ela mas ela achou que ele estava prendendo-a.
    Eu não gostei muito do Emílio, achei que ele zoava muito com a Pedrita, ficava sempre enchendo o saco dela por causa do Pedro e de que ela colecionava pedras.
    Eu gostaria de viver a cena em que Pedrita estava sonhando no paraíso e quando ela achou a pedra encantada e colocou-a no bolso, depois a pedra tremeu e ela colocou-a de volta no cão. E, quando acordou, pensou que o sonho tinha sido realidade.
    eu achei engraçado o tanto de pelo que o Pedro tinha.
    eu me emocionei com a cena em que Pedrita resolve colocar todas as pedras que ela colecionava de volta ao seu devido lugar, a terra. Que é difícil abandonar as coisas que a gente gosta.

    ResponderExcluir
  9. Lucas Gabriel de Andrade
    Eu gostei do livro porque tinha pedra e um papagaio tagarela. Eu não gostei do Emílio, porque ele ficava infernizando a todos. Pensei que eu queria ser livre e fazer o que eu quisesse. A parte que eu achei mais engraçada foi a imagem do Pedo, a perna peluda dele.

    ResponderExcluir
  10. Camila Regina Coutinho
    Eu gostei do livro porque fala sobre a vida.
    Gostei muito da Pedrita, porque no começo da história ela só gostava de colecionar pedras e no fim ela descobre que seu nome é Clara.
    Eu não gostei muito do irmão dela, porque ele pegava muito no pé dela, a vida dela e parecida com a minha, eu tenho dois irmãos e os dois são chatos, pegam no meu pé.
    Não gostaria de viver nenhuma cenas como Pedrita, porque eu já vivo uma com meus dois irmãos.
    Eu achei muito engraçado quando o namorado da Pedrita se declara para ela querendo voltar. Eu me emocionei quando ela olhava no espelho todas as manhãs para rezar.

    ResponderExcluir
  11. Bianca
    Eu gostei do livro porque eu acho o livro diferente e muito legal. O livro não é daquelas histórias que tem nos livros com o começo mau e o final feliz, e porque esse livro não é infantil.
    Algumas partes eu não gostei, porque o livro fala muito de pedra. E de quem eu gostei mais no livro foi da Pedrita, porque ela não é dessas meninas que são bonitas e só porque são bonitas são metidas. A Pedrita não, ela era bonita , mas não era metida, e não era muito vaidosa.
    E de quem eu não gostei, mas não gostei mesmo, foi do irmão da Pedrita, o Emílio, porque ele falava coisas sem graças para elam falava muitas coisas que não tem nada a ver. Adorei a ilustração que apareceu no quarto dela, cheio de pedras, não cabia mais nada de tanta pedra, credo! Eu imaginei isso no meu quarto, minha mãe ia me matar se eu fizesse isso.
    Achei engraçado o namorado dela, o Pedro. Cheio de pelo, ele precisava fazer depilação, hem?
    Não me emocionei, quer dizer, não fiquei com vontade de chorar com nenhuma cena, porque eu achei a história inteira engraçada, menos as partes que as crianças tiravam o sarro dela.

    ResponderExcluir
  12. Jéssica Talia
    Eu gostei muito do livro "A pedra encantada". Gostei da Pedrita, porque ela fala o que sente e o que faz e fez, é criativa.
    Eu não gostei do Emílio, porque ele é chato, impertinente, indigente, mau educado e não respeita o sentimento dos outros, tipo da sua irmã.
    Eu imaginei um pouco da vida da Pedrita, porque meu irmão não sai do meu pé, também é irritante igual o Emílio, impertinente.
    Eu achei engraçada a capa do livro, meus colegas falaram que o anjo é pelado, que tragédia! Mas é engraçado. Claro, é mentirinha, eu adorei.
    Ela cuida muito bem das suas pedrinhas tão perfeitas.

    ResponderExcluir
  13. Bruna Giovana
    Eu gostei do livro, pois a Pedrita gosta de pedras, é difícil de ver livro com alguém que gosta de pedras.
    Eu adorei a Pedrita, pois ela gosta de colecionar pedras.
    Eu odeio o ex-namorado dela, ele é feio e muito sem educação.
    Gostaria muito de estar num jardim como Pedrita, ia ser bem da hora, pois eu iria entrar com o meu cavalo lá dentro.
    Não achei tanta coisa engraçada, porque essa história é meio triste, me emocionei quando ela devolveu as pedras.

    ResponderExcluir
  14. Márcia Corrêa dos Santos
    Eu gostei dela ter pedras, nenhum livro fala de alguém que adora pedras.
    Eu gostei da Pedrita, pois ela é legal.
    Não gostei daquele namorado chato dela, pois ele era muito mal educado.
    Gostaria de viver a emoção que ela viveu no final, ela se lembrou do nome dela e também ela devolveu as pedras.
    Achei o papagaio e o irmão dela engraçados.
    Eu me emocionei quando ela libertou as suas pedras amigáveis.

    ResponderExcluir
  15. Eu queria muito de sua amizade queria saber de muitas coisas não é tão faceis na vida da gente, é tão legal saber que os amigos são as melhores coisas do mundo da gente! Então proveite depois não tem mais volta é interessante a gente brinca, se diverte e sorri, então essas coisas são a maoir coisa do mundo de ver, sonhar e se diverti Tah?
    Ass: Giedre do 8° ano D

    ResponderExcluir
  16. eu gostei do livro porque fala na linguagem dos jovens, eu mais gostei da pedrita porque ela é calma,eu não gostei do tampinha visinho dela que colocava o seu papagaio para aquele poema ,a cena que eu imaginei na minha vida foi eu tentando romper o namoro e eu gostaria de viver a cena eu conversando com o meu anjo o legal pois ele faz que nos adivinhamos algumas palavras.sim eu aprendi que devemos gostar das pessoas como elas são.

    ResponderExcluir
  17. porque eles falam de pedra e eu gosto de pedra tambem
    eu gostei mais da pedrit ela e uma minina bonita e muito legal eu não do pedro o que gostava da pedrita

    murilo crepaldi 8 ano d

    ResponderExcluir
  18. Eu gostei do livro porque achei interessante, essa história é muito diferente de todas que já li é mais divertida, e você se destraí lendo.
    Eu gostei mais da personagem "Pedrita" ela é tipo de menina calma, inteligente e colecionava pedra uma coisa normal que todos mundo faz só que ela colecionava pedra.Consegui tirar da história partes que se pode comprovar com a minha vida que já estou muito acostumada como "O irmão enchendo o saco o tempo todo" isso é igual na minha vida.
    Nessa história consegui refletir um pouco em cada parte da história,rafleti mais no final que a Pedrita larga de ser criança e vira adolescente!!
    Ass: Rafaela do 8° ano D

    ResponderExcluir
  19. bem eu gostei de + desse livro pois cada pagina dele é interessante para mim ainda mais para alguém que gosta muito de ler, como eu. havia paginas que eu não agradei, mais mesmo assim nada vai mudar a minha opinião sobre o livro. a personagem que eu mais gostei foi pedrita pois era pessoa simples nao gostava de luxo e era uma otima colecionadora de pedras.

    ResponderExcluir
  20. Acho motivante a leitura do livro,incentiva alunos a gostarem de ler e com isso podem melhorar a aprendizagem.
    Pedrita foi muito madura na hora que realmente se enchergou livres das pedras,para poder viver sua vida,com novas esperiensas.
    Não sei se no lugar dela poderia compreender porque se livrar de uma coisa que gosto e não serve pra nada,mas gosto.
    Se pudesse escolher uma sena para poder viver,escolheria quando ela penssava se imaginando no sonho em um maravilhoso lugar.Seria incrivél.
    O autor conta a história de um jeito,que o leitor fica encantado,duro como pedra.
    Realmente como é bom ler,podemos imaginar em qualquer lugar,como se tivessemos no livro.
    Momentos totalmente só nosso.
    Num mundo que nós mesmo criamos.
    Gostei mas da Pedrita quer dizer Clara,que passou de ser dura para clariar a vida.
    Essa história fez Pedritas enchergar como é bom viver.

    ResponderExcluir
  21. Eu gostei muito do livro,ele fala sobre á adolescência.
    Os personagens que eu mais gostei foram o Anjo Ariel e a Pedrita os dois tem uma amizade inseparavél...Eu não gostei muito do irmão de Pedrita,ele não sai do pé dela.
    Esse livro tem um pouco a ver com minha vida minha também,acho q todo mundo queria viver a cena de um livro ou até mesmo um filme,mais minha vida está bem assim,não quero por e nen tirar nada da minha vida.Ele conta tipo se fosse a vida dos adolescêntes,brigas,namoro e o irmão mala e chato kkk''
    No fim da história eu refleti em que de uma hora pra outra ela largou de ser "Criança" para virar "Adolescênte"...E também sobre a natureza...!!

    ResponderExcluir
  22. Porque e muito interresante e nos mostra a realidade de nossa vida.
    gostei da ''pedrita'' porque ela não ficou so na primeira fase da vida e sim passou para a segunda fase
    não gostei do ''pedro'' não implicava com ela as vezes aparece pessoas em nossa vida que so vem para nos deixa magoada
    as vezes tentamos acabar o namoro mas não consequimos
    gostei da parte que ela decidiu deixar de ser uma criança e virou um ''adolecente'' as vezes nosso futuro depende de uma decisão nossa.
    ass: Amanda

    ResponderExcluir
  23. Parabéns turma! Vocês entraram no mundo de Pedrita. E perceberam suas incríveis facetas. Do que mais gostei(e vocês apontaram): a reflexão diante do espelho, a força e coragem no momento da decisão (devolver as pedras), o rito de passagem e, sem dúvida alguma, o Anjo Ariel.

    ResponderExcluir
  24. Livro muito bom, eu li ele, achei incrivel, recomendo para todos !

    ResponderExcluir

Análise do livro "Til", José de Alencar